6

Quando um raio de luz chega obliquamente (inclinado) numa superfície que separa dois meios transparentes diferentes, ar e água por exemplo, ele sofre um certo desvio na sua direção.


Esse desvio depende do tipo do material transparente, e da frequência da luz

A luz de menor frequência sofre menor desvio, a de maior frequência sofre maior desvio.

Lembrando, a luz vermelha possui menor frequência (em torno de 400 . 10 12 Hz), e a luz violeta a maior (em torno de 750 . 10 12 Hz.

Em função disso, um feixe de luz branca (policromática = formada por todas as cores de luzes) ao atravessar obliquamente uma superfície que separa dois meios transparentes diferentes é decomposta nas luzes que a compõe, como no prisma.



Uma gotícula de água também pode fazer o papel de um pequeníssimo prisma.



Os arco-íris são formados assim durante uma chuva.



Um jato d'água também pode formar um arco-íris:



A refração também tem duas leis que iremos estudar neste curso.

Quando alguém vê um objeto é porque raios de luz são refletidos difusamente na superfície desse corpo e vão na direção dos olhos.

Se um corpo transparente, uma lente de vidro por exemplo, for colocado no caminho dos raios de luz, eles serão desviados (devido à refração) e o observador verá a imagem ampliada do objeto através da lente.



As lentes são utilizadas em diversos instrumentos ópticos: microscópios, telescópios, lunetas, binóculos, óculos, máquinas fotográficas, projetores de imagem.


Vamos continuar a aprender sobre óptica?

- Absorção da luz.